Lobinho é o ramo caçula das atividades escoteiras, com crianças de seis anos e meio a dez anos de idade.

Nessa fase, eles aprendem as vivências e preparações da vida do campo, da convivência em equipe, o respeito aos colegas e às hierarquias e a enfrentar tarefas que incentivam a independência deles.

Nessa fase, a Alcateia também é incentivada a desenvolver suas habilidades de liderança e para seguir pronta para a Tropa Escoteira quando estiver na idade.

Inspirado no “Livro da Jângal”, de Rudyard Kipling, resumido em “Mowgli, o menino-lobo”, a organização da Alcateia  pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no “Livro da Jângal”.

A divisão da Alcateia é feita e  matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, para que sejam realizadas as atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no Ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.

O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcateia elas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.

Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia.

Lobinhos do GE ROAMA

Lobinhos ROAMA

Lobinhos/2015 – GE ROAMA – 354º/SP

O Grupo Escoteiro ROAMA tem muito orgulho e carinho por cada um de seus membros, sejam jovens, chefes ou pais, mas aquele xodó especial pelos nossos Lobinhos que estão nessa fase encantadora da vida e tanto nos ensinam a resgatar o melhor de nós, através de seus sorrisos, de suas histórias, abraços, dúvidas, brincadeiras, sugestões.

É encantador ver como eles são dedicados e empenhados a dar o melhor de si pelo Movimento Escoteiro e fazem sempre o impossível para buscar o Melhor Possível.

MELHOR POSSÍVEL!

Como se tornar um Lobinho

Para se tornar um Lobinho, é importante ter o consentimento dos pais e pedir para que eles o acompanhem até o Grupo Escoteiro mais próximo de sua residência, para que eles conheçam o movimento escoteiro, o grupo e a rotina de atividades.

O próximo passo é seguir com as inscrições, de acordo com as instruções dos chefes do grupo escolhido.

É importante seguir todos os passos para que sua inscrição seja efetivada e você possa frequentar as atividades internas e externas, como também o preenchimento das fichas com recomendações médicas e outros.

Caso tenha alguma dúvida, faça contato conosco, através do nosso formulário de contato:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Share.

Leave A Reply